Monday, October 15, 2007

Violino (dor de pensar)

Preciso que a vida me corra no sangue e não apenas nos pés. Encosto-me à ombreira da porta e fecho os olhos, com derradeira esperança. Sangro pelo nariz muita da porcaria que, aos poucos, me foi enferrujando o cérebro e sinto laivos de loucura nas pontas dos dedos. Há um alçapão na minha cabeça e eu não tenho coragem de o abrir. Por entre uma tábua rachada sai o som ensurdecedor e pianinho de um violino desafinado. Invade-me os cabos do pensamento e racha-os, destrói-os, incapacita-os, invalida-os. Priva-me de mim: do que fui, do que sou, do que nunca fui e não voltarei a ser.lençóis roxos e rendados que me amarram e sufocam os sonhos, fazendo-os agoniar até ao fim. Não quero ver isto a acontecer, mudem de canal, deixem-me fechar os olhos. Ando para trás, desespero, tapo os ouvidos e grito, numa tentativa absurda de afastar do pensamento o violino e o agoniar de sonhos. Uma força magnética puxa-me em direcção ao abismo da tipicidade.
.
Antes de cair, formulo uma pergunta sem entoação: a vida também precisa de uma vida. Percebo que sou eu mesma o violino e, por não me aguentar mais, matei-me.

Nota: Completamente influenciada por Fernando Pessoa (ortónimo).

18 comments:

Lenin aka JR said...

Gostei, as usual.
Ainda não consegui digerir bem o conteúdo e a quantidade de significados implícitos e explícitos.
Mas posso dizer que gostei. Sem reservas.

Beijinhos

SA. said...

"Não quero ver isto a acontecer, mudem de canal, deixem-me fechar os olhos. Ando para trás, desespero, tapo os ouvidos e grito, numa tentativa absurda de afastar do pensamento o violino e o agoniar de sonhos."

Não me lembrou Pessoa- lembrou-me (presunção e água benta) os meus próprios violinos,e o meu estúpido Bobo.
BeijO*

Anonymous said...
This comment has been removed by the author.
Anonymous said...

Influências de Fernando Pessoa!
Neste momento sofro do mesmo =)
Porque será?

Beijinho*

Joana said...

olha-me outra influenciada. que belas influencias que andamos a partilhar. :D e que outra pessoa mais adequada que tu para escrever sobre ele, sobre isto, sobre qualquer coisa? ninguém. só tu.

(tu sim, és a melhor!)



p.s.- "esta é a joana, uma das minhas melhores amigas". meu deus, que orgulho. :))

Luisa Oliveira said...

João - Obrigado ^^

Sarinha - Tlavez, inconscientemente. Mas, ao escrevê-lo, pensei em Fernando Pessoa :)

Zé - Desconfio que andamos todos para o mesmo :)

Ju - Tola ^^

SA. said...
This comment has been removed by the author.
SA. said...

Toda a gente que anda no 12º ano ( e com dois dedos de testa) se sente influenciada por Pessoa.

Luisa Oliveira said...

É isso mesmo :)

Assino por baixo !

SA. said...

E a provar o que digo está o meu novo fantasma (acabadinho de sair).


Conclusão: Frenando Pessoa(s) é grande. Muito grande.

(esta minha última frase é um trocadilho, agora não se nota, mas eu sei que depois de me leres vais perceber)^^

Tiago Ramos said...

Aprendeste a gerir os teus pensamentos de uma forma espectacular e isenta. Muito bem Luísa, talvez tu não notes, mas evoluíste bastante. Parabéns! Cheguei a um ponto em que fiquei sem palavras para os teus textos.

Luisa Oliveira said...

Sarinha - Já percebi ^^

Tiago - WOW. Obrigado, mesmo. Isso deve-se muito aos teus comentários :)

Rita. said...

A minha cabeça poder-se-ia descrever exactamente assim desde há um pouquinho mais de dois meses.

s. said...

'oreciso que a vida me corra no sangue e não apenas nos pés.'

estava frase continua a ecoar por estes lados apesar da distância que já nos separa desde a primeira leitura.

Luisa Oliveira said...

Rita - A minha sente-se assim todos os dias, sempre. Só que às vezes ligo-lhe, outras, não.

S. - Também ecoa por aqui. É bom saber que não se fica só por cá. Obrigado.

Ajustado said...

nao posso ler coisas tuas. fazes-me doer. fazes-me crer como sou passiva, fazes-me chorar por achar que não te sou suficiente, fazes-me odiar o mundo por nao te terem descoberto, fazes-me abrir o coraçao e obriga-lo a crescer mais, para mais amor por ti ter, fazes-me duvidar dos meus pais, que dizem que nao existe gente perfeita, fazes-me mal por tanto gostar de ti. nao posso ler coisas tuas.

SA. said...

(Simplesmente recuso-me a acreditar que não tenhas percebido que é preciso seleccionar o texto para ele aparecer.
Recuso-me.)

Luisa Oliveira said...

Marine - Tudo o que escreveste, mesmo tudo, podes o sentido. Adqua-se a ti, perfeitamente.

Sarinha - NÃO! :S (ups!)