Monday, October 15, 2007

Conceitos (Apeteceu-me, pronto!)

Há dois conceitos que eu detesto: o de freira e o de namorado de amiga minha. Não que deteste uma freira em particular ou o Tó, o Marco ou o António. Nada disso. Na verdade, tenho até em muita consideração o trabalho de solidariedade levado a cabo por algumas religiosas e, no geral, as minhas amigas escolhem rapazes bem formados e interessantes enquanto pessoas.

Ainda assim, as ideias gerais que caracterizam estes grupos de pessoas não encaixam em mim. Comecemos pelas irmãs de todos nós, mulheres do senhor nosso deus: como é que alguém pode achar que a rezar está a contribuir para um mundo melhor? Se Ele (o tal!) é tão bom como dizem, salva-nos a todos, sem perguntar quantas Avés Marias rezámos ou foram rezadas por nós em vida. Para além do mais, a Igreja Católica assemelhasse-me, nesta estranha relação matrimonial, a uma enorme colher daquelas que o povo diz não se meter entre marido e mulher. Mas enfim, são opções de vida e, quanto a isso, não há mais nada a dizer.

Os namorados das minhas amigas são outra espécie que me faz comichão. Primeiro, “orfanizam-me” nos intervalos. Depois, nas horas de almoço e nas tardes livres.
“ - Hoje ficas na escola à tarde?”
“ - Fico sim, vou namorar”.
Como se isto não bastasse, ainda nos invadem as conversas, materializados em comentários que, para uma pessoa carente, são mais difíceis de suportar do que a dor.

No fundo, talvez a razão resida toda no facto de eu ser uma agnóstica irremediável, solteiríssima.

5 comments:

Lenin aka JR said...

Pois, como eu te compreendo (em relação a ambos os conceitos aqui descritos. Achei que tinha que o dizer, pronto). ;)

Mas a falar a sério, também nunca percebi a ideia por detrás de certos conceitos religiosos e, apesar de já ter estado ligado em tempos à igreja, nunca ninguém mos soube explicar de forma credível. Achei que era melhor deixar para quem acredita ao ponto de se sujeitar a determinadas provações.

Quanto ao segundo, apenas te posso deixar a minha solidariedade. De alguém que te compreende. :)

Beijinhos.

SA. said...

Hmm... tenho uma palavra para isto: House.

(mais concretamente episódio "Damned if you do"- primeira temporada [sim eu sei, a minha memória selectiva deveria redireccionar-se para coisas mais úteis]. I just can't help it).
Isto sobre a história das freiras, claro.

Anonymous said...

Eu sei bem o que isso é.
Como eu te compreendo amiga.

Beijo*

Joana said...

..afinal, se tu não me compreenderes, quem me compreende?


beijo com sabor a castanhas. :]

Luisa Oliveira said...

Ah, não sou a única :)