Tuesday, September 11, 2007

Uma viagem

Ente nós há uma distância de dois dedos. Não é uma quebra de harmonia: é simplesmente o espaço que os nossos olhos exigem para se encontrarem e transmitirem entre si raios de lua. Sou pescada. Raptas-me de buga e roubas-me o tempo que o relógio tanto se esforça por impor. Grito que não posso, que nem umas sapatilhas tenho calçadas. Não queres saber. E, apesar dos gritos, a minha revolta não é verdadeira, pelo que me deixo ir, de cabelo ao vento e coração de chocolate. A meio da viagem levo a garrafa de água à boca e percebo o que realmente quero. Quero trocar a mesa onde entretanto me sentei pelo teu colo. Importas-te? Garantes que não e partilhamos a sandes amachucada e barata de um bar de beira de estrada, enquanto o Sol nos adorna o horizonte.

É a minha vez de guiar. Segura-te bem. Rabisco na estrada. Traço uma linha torta com os pneus, curva. Oh sim! A vida não é linear, sabias? A maior parte está na sola dos sapatos, no subsolo de nós. E, com o arrastar de pés e emoções, desgasta-se. A vida e o sentimento que constrói um pilar entre nós e o Mundo. Gosto de contos de fadas. E vejo um no teu sereno respirar de fim de tarde. Amarro-te com um velho xaile de fadista e pergunto, com voz segura: " - O menino dança ou é daqueles que faz fita?". Lá, lá, lá. Olhar e ver. Querer e ter. Ser e não ser, sorrir e não poder. QUERO! Tenho, posso e mando. Somos finos. Trocamos a sandes por lagosta e vinho verde, pomos os restos mortais da hipocrisia dentro de um saco do lixo e misturamo-nos com a multidão da cidade. I don't care. You don't care. But we both know the sunset only lasts very few seconds.

10 comments:

Rita. said...

Uau!
Dos melhores. *

E pergunto-me quando voltarei a viajar com uma mão segura a amparar-me o caminho.

Luisa Oliveira said...

Ritinha - Obrigado ^^

Desconfio que muito em breve. Quando menos esperares.

Anonymous said...

É tão bom termos a companhia de alguém com quem gostamos tanto de estar e vivermos juntos momentos inesquecíveis que não nos saem do pensamento.

Tal como a Ana Rita, pergunto-me quando terei a tal companhia tão desejada para me apoiar ao longo do meu caminho.

Lenin aka JR said...

OK. Agora chega. Desisto.
Já tinha dúvidas que algum dia pudesse chegar aos teus calcanhares (figurativamente falando, claro) em termos de escrita e formas de expressão.

Agora dissiparam-se todas essas dúvidas, incoerentes que se formavam na minha mente. Agora sei que não tenho futuro e que o melhor mesmo é desistir. Agora sei que nunca serei assim tão bom.

Continua a escrever. E só te peço uma coisa. No dia em que publicares o teu primeiro livro, deixa-me escrever o prólogo... ou a contracapa... ou aquele parágrafo que fica algures entre o título e o nome da editora. ;)

Posto isto, anuncio a minha reforma antecipada.

Beijinhos.

Navegadora said...

Muito bem!
Visite e comente o meu blog!
Obrigado!*

Anonymous said...

Ya, é verdade! A vida não é linear: quando achamos que vivemos na linha "g" somos presenteados, de repente, inesperadamente, loucamente, pelo universo: "agora passas à linha "e", e depois à "m" e "r", e etc." Pq não há linhas de vida, mas um eterno motor de amor, uma espuma transparente espiritual onde anjos flautulam e fadas dançam com elfos e duendes... É isto que faz da vida uma linda magia: não existem linhas direitas, mas liberdade!
(gostei do texto: quebra e está cheio de vida e de movimentos, e sensações)

Patricia said...

Excelente...
um dos teus melhores textos, sem duvida! ;)*

Luisa Oliveira said...

Zé Rui - A tal companhia, não é? :) Sabe bem vivermos a nossa vida, só isso. Vais ver: quando menos esperares... :)

João - Não sejas tolinho! Eu é que demoro sempre uma eternidade a fechar a boca cada vez que vou ao teu blog! Eu não escrevo nada de especial, nada que outra pessoa qualquer também não faça: mas gosto, sou viciada. Só isso. Quanto ao livro (txi, que sonho!), se tal milagre acontecer, escreves um capítulo inteiro. E tenho dito! :)

Navegadora - Obrigado pela visita :) Lá irei...

Samaria - Isso mesmo, muita liberdade, muita magia, muita... vida! :) Obrigado

Patrícia - Obrigado, como sempre, pela força :)

Joana said...

faço minhas as palavras do João. mais nada. *

Luisa Oliveira said...

Ju - Shiu. Disparate!