Tuesday, May 16, 2006

Arranjem argumentos!

Olá mamã, tudo bem? Eu estou bem, graças a Deus. Faz apenas alguns dias que me concebeste na tua barriguinha. Na verdade, não consigo explicar o quanto estou feliz por saber que és minha mãe. Outra coisa que me enche de orgulho é ver o amor com que fui concebido. Tudo parece indicar que eu serei a criança mais feliz do mundo!
...
Mamã, já se passou um mês desde que fui concebido e já começo a ver como o meu corpinho começa a formar-se, quer dizer, não estou tão lindo como tu, mas dá-me uma oportunidade! Estou muito feliz! Mas tem algo que me deixa preocupado... Ultimamente dei-me conta de que há algo na tua cabeça que não me deixa dormir, mas tudo bem, isso vai passar, não desesperes.
...
Mamã, já se passaram dois meses e meio, estou muito feliz com as minhas novas mãos e tenho vontade de usá-las para brincar. Mamãzinha diz-me o que se passa! Porque choras tanto todas as noites? Porque é que quando tu e o papá se encontram, gritam tanto um com o outro? Não me querem mais ou quê? Vou fazer o possível para que me queiram...
...
Já se passaram 3 meses, acho que estás muito deprimida, não entendo o que está a acontecer, estou muito confuso. Hoje de manhã fomos ao médico e ele marcou uma consulta para amanhã. Não entendo, eu sinto-me muito bem... por acaso sentes-te mal, mãe?
Mamã, já é dia. Onde vamos? O que está a acontecer? Porque choras? Não chores, não vai acontecer nada...
Mamã, não te deites, ainda são 2h da tarde, não tenho sono, quero continuar a brincar com as minhas mãozinhas. Ei!!!O que é que esse tubinho está a fazer na minha casinha?? É um brinquedo novo?? Ui!! porque é que estão a sugar a minha casa?? Mamã!!! Espera, essa é a minha mãozinha!!! Homem, porque é que a arrancas-te? Não vês que me estás a magoar? Mamã, defende-me!!!! Ajuda-me!!! Não vês que ainda sou muito pequeno para me defender sozinho? Mãe, a minha perninha, estão a arrancá-la!!! Diz a eles para pararem, juro-te que me vou portar bem e que não te dou mais pontapés! Como é possível que um ser humano possa fazer isto comigo?! Esse homem vai ver quando eu for grande e forte!! Ai mamã, já não consigo mais....ai.... mamã, mamã, AJUDA-ME!!

Mamã, já se passaram 17 anos desde aquele dia, e eu daqui de cima observo como ainda te pesa teres tomado aquela decisão. Por favor, não chores, lembra-te que te amo muito e que estarei aqui à tua espera com muitos abraços e beijinhos.
Amo-te muito!
O teu bebé

Recebi este e-mail de uma amiga que tem a minha idade. E, utilizando o eufemismo, fiquei escandalizada! Concordem ou não com o aborto, as coisas nunca se põe assim! Não é a enviar mensagens que procuram tocar no subconsciente das pessoas que as convencem. Querem alertar para os perigos do aborto, façam-no de outra maneira. Arranjem argumentos. Não é assim que se justifica uma posição seja em relação a que assunto for. O aborto tem inúmeros perigos e não é, de facto, a solução. Mas não somos nós que devemos condenar os outros. Cada caso é um caso. Teremos nós, o direito a julgar e a condenar, em muitos dos casos, três vidas? Um feto de três meses não fala, não pensa e nem sequer tem ainda consciência do que se passa à sua volta. Mas uma criança de três, quatro, cinco ou seja de que idade for tem noção do mundo e a relação dos pais ira marcá-la para o resto da vida. Para além disto, a interrupção voluntária da gravidez também não beneficia a mulher. Deixa marcas para o resto da vida. Mas se ela está disposta a encarar as consequências não devemos ser nós a condená-la. Teremos nós o direito de condenar uma vida ao sofrimento, à falta de amor, carinho e apoio? O ser humano precisa tanto de comida e roupa como de amor e respeito. Por isso, sou a favor da responsabilidade, do sexo seguro e da despenalização do aborto.

5 comments:

Hugo da Graça Pereira said...

Desculpa la a franqueza oh ana, mas has.de me explicar quem es tu para criticar os metodos de seja la quem for... Podes não concordar com eles, podes não os achar corretos mas quem és tu para os julgar?? Quanto a frase do quem somos nós para julgar os outros?? Pois claro, olhem é tudo livre e viva a liberdade, ja agora vou matar aquele ali e quem es tu pa me julgar!! Oh ana, sei-te capaz de arranjar argumentos bem melhores... por mais k n queiras, a sociedade tem o direito sim de julgar os individuos que a constituem, e e por isso que existe a justiça (k nos nossos dias e uma ganda bandalhada, reconhexo). Agora não me venhas ca história do somos todos livres de fazermos o que quisermos, pois ambos sabemos que isso não e verdade... Quanto ao facto da criança poder sofrer com a falta de amor dos pais, sabes o que se faz na Alemanha?? Tem o filho, não o quer à instituições mais do que dispostas a receber a criança. Tu dir-me-ias, e ca era possivel?? Pois claro que não, ka bandalhada que sao os processos de adoção... Então talvez a soluxao não seja legalizar o aborto, mas melhorar o processo de adoxao n? Bem, tu sbs mt a bem a minha opinião sobre isto, epa desculpa mas, tirando as excepxoes obvias (perigo de vida, etc) não posso pactuar com um homicidio. So mais uma coisita, por também ser a favor da responsabilidade é k sou contra o aborto, pois a "interrupxao voluntaria da gravidez", como voces pomposamente lh xamam, não e mais do k a desresponsabilização dos nossos actos: " E tal vamos fazer sexo, bora! E a loucura, n ha perservativo!! algum tempo depois Oh tou gravida...epa n m da jeito nenhum...bora fazer um aborto!" Epa tenham do...

Luisa Oliveira said...

Olha Hugo, para começar, o que eu critiquei primeiro foram os métodos com que querem defender opiniões. Para tua informação, um feto de três meses não chama mamã a ninguém, não tem maozinhas com que brinca e nem sequer tem consciência daquilo que é: um feto. Segunto, se tu tens direito á tua opinião, eu tenho direito á minha. E espero ter sido clara: sou a favor da despenalização, até da legalização... Mas não sou a favor do aborto. Eu, não sei se o faria. Mas não condeno as mulheres que o fazem. Põe-te no lugar da mulher! Não são vocês que andam com o filho no ventre e sabes tão bem como eu que há quem pura e simplesmente "lave as mãos". Não acho que seja matar. Aos três meses o feto é parte do corpo da mulher... E desculpa meu amigo, mas na minha barriga mando eu.

Luisa Oliveira said...

Ah, e distingam bem despenalização de legalização. Critico os métodos extremistas sim! Não acho que seja a "brincar" com coisas sérias, a tocar no subconsciente das pessoas que se consiga alguma coisa. Têm tanto direito á opinião como eu. Mas por favor, defendam-a com argumentos racionais, que é o que eu procuro fazer. Não concordo com os teus e tu não concordas com os meus... Mas ao menos procuramos torná.los válidos.

Hugo da Graça Pereira said...

Ai Ana, isto n vai levar a lado nenhum. Primeiro, e obvio k tens direito a tua opiniao, por akaso dixe o kontrario? Sim, axo k fikou obvio k eu pexebi k foram os metedos k tu criticas.t e eu critikei o facto d tu t axares no direito de os criticares. E foi por uma razao mt simples, oh ana tu pexebest, axim como eu pexebi, axim cm tda a gent pexebe k o testo do feto (keu pexoalment n axo la gand coisa...) e uma metafora, uma alegoria, uma analogia, o k kero dizer e k e um recurso estilistico ana, plo amor d deus! Tao agr ja n se podem utilizar figuras de estilo para enfatizar as nossas ideias?? Plo amor de deus é obvio k o testo e para tokar as pessoas, e obvio ke e para falar ao coraxao das pessoas, e isso e mau?? Oh ana, n e ixo k faz klkr escritor decent? Oh Ana, klaro k um feto n fala ne?? plo amor de deus ana...eu n vou discuir mais os promenores dest texto pk ja comexa a ser ridiculo. Paxando ao k realment interessa. Exa do "Não sao voces que andam c eles na barriga" e k m parte tdo. Ana, plo amor de deus deixa la exas frases feitas... Claro k n somos nos k carregamos os filhos na barriga, isso constitui uma impossibilidade biologica, como espero que saibas! Mas isso descredita-nos a falar sobre o assunto? Ana, por favor, o ser humano tem uma capacidade incrivel de se por na pele dos outros, pk, cm dvs ter dado a filosofia, a 1ª experiencia do eu com si mesmo e atraves dos outros. max reflexoes filosoficas a parte,klaro k e parte do corpo da mulher, eeee???? Nao deixa de ser uma vida!!! Exa do so e vida kando ca esta fora... tao e imagina, num parto, kando o feto ta ca dentro n e vida algma, kando sai para fora passa a ser vida? e no entanto eles n sao iguais? tao ker dizer k, s foxe possivel, pdiamos fazer um aborto aos 9 meses, pk n era vida? Desculpa a expressao, n pretende ser ofensiva, so n m ocorre outra, mas é ridiculo. Na tua barriga mandas tu... esse egoismo desmedido e revoltante, enervante, (desculpa mais uma vez) enojante! Sera k n pexebem k e um ser, uma vida? Oh ana, tu sbs o kanto eu gosto d ti, e por isso continuo sem perceber como e que es capaz d dizer isto...epa, n combina...enfim...

Luisa Oliveira said...

Tu não vais mudar de opinião, eu também não. Não é vida, é apenas "pré-vida". E desculpa lá mas continuo a achar o texto nulo em argumentos, despido de razão. Estão a querer atribuir a um feto características que ele não tem, tocando as pessoas por aí. Sejam verdadeiros!
Como tu dizes, isto não leva a lado nenhum...