Tuesday, June 06, 2006

A condição da mulher

Pôs o véu e procurou o irmão. Estava pronta para sair. Assim, igual a tantas outras mulheres de “face negada”. Assim, sem poder ser Ela, sem se poder afirmar. Assim, acompanhada de um elemento do "sexo forte". Porque Ela era apenas Ela. Do ponto de vista legal nem sequer existia, não tinha direito a ser registada à nascença, durante a vida, ou à morte.

“(…) Samira fora condenada, pelos homens da sua família e da sua religião, a ficar fechada num quarto escuro até a morte a levar. Samira tinha vinte e dois anos.”

Compreendo que haja culturas diferentes e respeito-as. Mas é impossível aceitar práticas que violam o mais básico dos direitos humanos, que simplesmente ignoram a dignidade humana. Recomendo os livros: “Sultana”, “As filhas da Princesa Sultana”, “Deserto Real”, “Flor no Deserto”, “Face Negada”, entre outros que há sobre este tema.
Quanto tempo pagaremos pela maçã amaldiçoada da Eva? Este é um tema que me choca. Como é que coisas destas ainda acontecem?

Do outro lado do Mundo, uma outra Ela levantou-se e saiu. Desta vez, porém, sem véu ou Homem.

3 comments:

Anonymous said...

queimada viva
mt bom msm

Luisa Oliveira said...

tens de me emprestar esse...

Anonymous said...

nas alturas em que penso neste tipo de coisas sinto-me uma bonequinha de porcelana, uma menina mimada com tudo o quer, sem, na verdade, nunca sertir falta de nada...Nao vou comentar a condiçao dessa mulher, nao consigo...mas nao posso deixar de cometar o teu texto, a tua atitude, e formidavel, alias como tudo em ti, es mesmo maravilhosa, nao me canso de te dizer isto, por favor nunca mudes!!!obrigada por seres quem es, e por estares sempre tao atenta a tudo.Ja nao vivia sem ti, obrigada