Sunday, February 17, 2008

Há cá coisas.

Há cá coisas que não me entram na cabeça nem me deixam respirar em condições – há cá coisas. Há cá coisas que não fazem sentido e me apertam toda, me apertam toda porque não são úteis, nem práticas, nem coisa nenhuma, nem coisa nenhuma porque também o não têm de ser, não têm de ser mas são sem serem nada.
Há cá coisas que me agitam e me mortificam ao mesmo tempo – porque, não sendo nada, são detentoras de mais existência do que aquelas outras coisas que apertamos entre os dedos e encostamos à cara – e, essas, sabemos porque não somos loucos (ou porque o somos, tanto faz para o caso), são reais – tão reais que perdem mistério e magia e deixam, se não de ser reais, pelo menos de ser interessantes.
Há cá coisas que não merecem atenção – têm-na sem pedir licença. E mesmo que eu lhes diga “saiam daqui, não gosto de vocês, não vos quero e tenho dito!” ou, em voz doce e cantarolada “vá lá, não me importunem mais, vamos ser felizes cada qual à sua maneira”, não saem, não se vão embora, não me dão espaço, não me dão paz. Continuam vivas e em actividade, mesmo que eu as ignore e lhes feche as janelas com cortinas opacas. São teimosas, são rebeldes, são insolentes até! E dão-me cabe do juízo – mas o dia delas há-de chegar, à se há-de!
.
Há cá coisas. Há cá cada coisa.
.

16 comments:

Tiago Ramos said...

Há cá coisas que são mesmo bonitas. Como esta.

Luisa Oliveira said...

Tiago - Gostaste? Ainda bem :)

Anonymous said...

baah ' coisas chatas que são chatissimas ! x'D

Anonymous said...

Claro qerida 1 estarei a espera ! <3 amte tenh saudades !

SA. said...

Há cá coisas sim senhor.
Eu não me esqueço é que não tive coisas tuas no Arcádia.
Não gosto mais de tu
*amuo

SA. said...

*ti
(que horror)

Luisa Oliveira said...

Catarina - Chato, mesmo.

Sarinha - Se eu te disser que não tenho escrito, acreditas? Podes acreditar. Mas é este mês, é este mês - já está na altura de voltar a ser eu. Explica-me só uma coisa: O tema é livre ou o tema é "livre"? (percebeste a dúvida?)

Anonymous said...

Há cá coisas tão belas como tu minha querida =)

SA. said...

Percebi sim senhor,e a questão é mesmo essa: é como quiseres intrepertar.
Livre, portanto^^

Joana said...

permitam-me a correcção: há cá coisas que são mesmo bonitas. como tu. ^^

Tiago Ramos said...

Sim, Luísa. Gostei muito. Andas a escrever cada vez melhor.

Luisa Oliveira said...

Zé - Obrigada. E um abraço bem forte.

Sarinha - Certo. É desta!

Ju - Ou como tu, diria eu. Obrigada.

Tiago - Obrigada, mesmo. É bom saber que continuas a passar por cá.

Raquel Costa said...

Os teus textos agravam as saudades que eu tenho tuas ana...ficas mais perto e ao mesmo tempo lembro-me que estás longe(relativamente).

Bolas, há cá coisas!

Rosa dos Ventos said...

Se fossem só coisas...
E quando nos apetece dizer o mesmo a certa gente!
É que há cada um!...
Belo texto

Abraço

Anonymous said...

Nao poderia deixar de marcar cá a minha presença.
Ao ler a coluna aqui do lado reparei nisto:
"In, "Ninguém Escreve ao Coronel", Gabriel García Márquez"
E a uma primeira impressão também não pude deixar de ler:"Gracelinda Marques".
Vês? Afinal o PJ tb precisa de férias ... Tenho dito.

Luisa Oliveira said...

Raquel - E eu tuas. Aquele telefonema acordou as saudades, relembrou que estamos juntas - se não sempre, pelo menos em muitos dos momentos importantes. Dia 11. Dia 11 - já só penso nisso.

Rosa - É verdade, há cá cada um! Obrigada.

Ringo - Isso tem um nome: dislexia. Consulta um médico xD O PJ nunca precisa de férias. Nem nós de férias dele. Em boa verdade, o PJ é as férias de tudo o resto... - anota no teu caderninho ou, melhor, escreve numa folha para pôr no dossier - mas numa folha bonita, sff.